Organização e arquitetura de computadores
Este trabalho destina-se a abordagem do tema “Dispositivos de Entrada e/ou Saída”, tratando das seguintes características:
- Tipos de dispositivos de entrada e/ou saída
- Princípios de Funcionamento
- Comunicação com o sistema
Trataremos das características referenciadas detalhando seus fundamentos, processos e citando alguns exemplos.
Projeto voltado ao desenvolvimento de alunos ligados ao campo de estudo de computação.
Sumário INTRODUÇÃO 3 PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO E COMUNICAÇÃO 4 Gerenciamento de dispositivos E/S 4 MÓDULOS DE ENTRADA/SAÍDA 6 Função do Módulo 7 BARRAMENTO DE ENTRADA E SAÍDA 8 COMUNICAÇÃO 9 Formas de Comunicação 9 Comunicação em Paralelo 10 Comunicação Serial 10 TRANSMISSÃO SÍNCRONA E ASSÍNCRONA 12 DISPOSITIVOS EXTERNOS 12 Exemplo de Funcionamento de um Dispositivo de E/S 13 Referências Bibliográficas 15
INTRODUÇÃO
Um dispositivo de E/S é também chamado de um periférico numa arquitetura de computadores. Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado a CPU (processador), ou, num sentido mais amplo, ao computador.
Exemplos típicos de periféricos são: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros. Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função. Existem vários tipos de periféricos:
- De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
- De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);
- De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de