Organização social
1-R= Inserção do método dialético
- Discussão em torno do proprietário privado.
- Lógica que busca o consenso universal.
- Destaca fenômenos sociais marcantes da história brasileira.
- Crítica a história oficial.
- Valorização da mestiçagem.
2-R= Na análise que faz sobre o materialismo histórico Marx aponta que o modo de produção a vida material interfere diretamente no modo como se dá o processo de vida social, política e intelectual dos indivíduos. Nesse contexto se destaca que um homem não é determinado por sua consciência mas, ao contrário seria o ser social e determina sua consciência.
3- R= Na obra literária existe a força de elementos estéticos e polifônicos. Há uma preocupação em ligar a lingüística à matemática, talvez para conferir precisão à linguagem. Na obra científica prevalece uma preocupação com os fatos, os dados adquiridos empiricamente e possíveis de resolução matemática. Além disso, a preocupação em apresentar uma linguagem que, ofereça a maior precisão possível.
4- R= A influência da antropologia culturalista norte americana de Franz Boas,teve influência na obra de Gilberto Freyre,quando o autor brasileiro assimila a diferença entre raça e cultura.A raça deixam de ser atribuídos aspectos inatos e feições biológicas como determinantes comportamentais,o que contribui para o anti-racismo.São as perspectivas da cultura que passam a ser valorizadas entre diferentes povos.(corrigida)
5- R= Sérgio Buarque não tinha intencionalista, ele tinha intenção de abrangência universal face aos temas tratados envolvidos a Europa e América. Buarque retrata a personalidade do Senhor de engenho, do ser cordial de acordo com seus interesses. Sergio Buarque ainda contribui para uma analise critica do Brasil de forma sintética e bem documentada. O Brasil constitui uma sociedade onde o Estado é apropriado pela família, os homens públicos são formados no círculo doméstico, os laços familiares são