Organização, Sistemas e Métodos
A área conhecida como Organização, Sistemas e Métodos (OSM) surgiu em vista da necessidade de se organizar as atividades executadas dentro das organizações, que sofrem influências de fatores externos, e da busca da eficiência, tendo em vista o alcance da eficácia.
“As organizações não podem ser estáticas, já que são compostas por seres humanos e voltadas para um mercado consumidor em constante mutação, confrontando-se, assim, duas realidades: uma interna e outra externa. Dessa forma, requer contínua evolução.”
Chinelato Filho
Precisamos compreender que o crescimento desordenado das organizações, muitas vezes, faz com que elas busquem diferentes meios e métodos para otimizar o trabalho realizado; sendo assim, a área de OSM, também denominada por alguns autores
Organização e Métodos (O&M), torna-se relevante para a busca do alcance dos objetivos. Você pode estar questionando se, dentro das organizações, existe ou não a área de OSM. A maioria das organizações, atualmente, não apresenta em sua estrutura organizacional essa área específica, mas apresenta diversos colaboradores que executam atividades funcionais dessa área.
O objetivo principal é agrupar os “agentes” para a execução de atividades, com o intuito de alcançar objetivos claramente definidos por meio do entendimento das partes que os compõem, assim como compreender a interação existente entre eles, buscando a constante melhoria, com a utilização de métodos de maneira eficiente, visando à eficácia. Este seria, então, o papel do profissional de OSM ou analista de OSM.
Nesse contexto, buscamos elementos importantes para a compreensão de como a organização deve ser vista e estudada de forma sistêmica.
Normalmente, uma organização busca levantar dados e informações para estudo quando se encontra com problemas como:
Elevados custos;
Problemas com recursos humanos;
Baixo nível de qualidade dos produtos;
Baixa competitividade no mercado;
Dificuldades de