Organização, Sistemas e Métodos
A REVOLUÇÃO NA BLUE JEANS
A Blue Jeans é uma famosa indústria de roupas esportivas. Seus jeans são peças raras cobiçadas por jovens e adultos. Apesar de toda modernidade nos produtos, a Blue Jeans é uma empresa tradicionalista e conservadora em sua gestão. A nova Diretora de Produção, Marina Almeida, pretende fazer uma serie de mudanças na empresa para aumentar a qualidade e a produtividade e reduzir tempos e custos.
Em primeiro lugar, ela pretende mudar o tipo de organização linear que existe na produção. Ao invés do tradicional supervisor, Marina pretende substituí-lo por facilitadores de equipes de trabalho. Se você fosse Marina, por onde começaria?
Em segundo lugar, Marina Almeida pretende extinguir o Departamento de planejamento e Controle de Produção e delegar a cada equipe a responsabilidade de elaborar o plano de diagramação da configuração e a definição de cotas de produção diária para que cada equipe passe a ser responsável por sua própria produtividade, qualidade e segurança. Marina quer implantar um novo conceito de costurar em equipe: o ciclo operacional de cada equipe passa a ser o período que vai da entrada da matéria-prima até a saída do produto acabado. Como você poderia ajudar Marina?
Você pode utilizar os conceitos trabalhados em sala de aula e propor uma nova Estrutura Organizacional, identificando os fluxogramas dos processos em cada novo departamento e ainda explicar as vantagens da nova proposta, bem como as desvantagens do sistema atual. Lembre-se que Estrutura Organizacional é conseqüência da estratégia da empresa, não existindo modelo ideal.