Organização, Sistemas e Métodos
O termo O&M surgiu pela primeira vez em 1887, nos EUA, através de um governador do Estado de New Jersey, Woodrow Wilson, que afirmava que depois que o movimento de reforma que se instaurava naquela época atingisse seus objetivos, deveria voltar-se não só para o aperfeiçoamento do pessoal, mas também para a organização e métodos das repartições. Porém, não foi nos EUA que a ideia se disseminou. Foi na Inglaterra que o termo Organização e Métodos foi rapidamente incorporado as unidades de administração pública, que cuidava dos processos de organização e racionalização do trabalho, tudo isso próximo ao início da Segunda Grande Guerra Mundial.
No Brasil, a incorporação do termo fica por conta de Miller em 1951, na escola Brasileira de Administração Pública, da fundação Getúlio Vargas.
Sem entrar ainda em definições, aceitava-se que o O&M era uma funçãoespecializada nas organizações para o aconselhamento na introdução de novos métodos de administração e de trabalho, porém nos últimos dez anos, a atuação dos profissionais de O&M sofreu um grande impacto, devido ao surgimento do analista de sistemas, ligado à área de processamento de dados, que possuia em sua função a tarefa de introduzir novos métodos de trabalho, sempre via computador, que começou avançar gradativamente sobre a função do analista de O&M.
Mas, diante dos fatos, era notório que o analista de O&M não tinha ideia do que o computador poderia fazer pela empresa e o analista de sistemas não falava a linguagem do usuário em cada área da organização, oque provocou o distanciamento por certo período de tempo de ambos profissionais.
No final dos anos 80, esses profissionais estão reconciliados, integrados e adaptados, podendo-se falar em Organização, Sistemas e Métodos como uma só função.
Definição de organização
Organização é a capacidade de criar organismos, estruturas e sistemas devidamente integrados, de compatibilizar elementos componentes necessários, constituindo a base para as