Organização sistemas e métodos
Organização, Sistemas e Métodos (OSM) é, normalmente, uma disciplina de ensino superior voltada à educação de administração de empresas e gerência de recursos (humanos, financeiros, intelectuais, conceituais, etc.) com a finalidade de fazer uma Organização atingir seu propósito maior, seja qual for (lucros, crescimento social, consciência e responsabilidade ambiental, etc.).
Organização, Sistemas e Método, durante muitos anos, esteve restrita a um uso limitado relativamente a seu verdadeiro potencial. Confundida com uma análise objetiva e pragmática da realidade organizacional, essa tradicional estratégia de investigação, de conhecimento comum dos profissionais de gestão, dispensou o envolvimento com abordagens que destacassem outros fatores igualmente importantes para o fenômeno administrativo, que não a natureza das rotinas ou estruturas. Isso até contribuiu para certo desinteresse pelo assunto, dadas suas características extremamente racionais, ainda que válidas e apropriadas para as empresas.
Visando explanar o verdadeiro valor dessa disciplina, através de alguns dos seus conceitos e técnicas, o presente trabalho fará exposição dos principais aspectos de Organização, Sistemas e Método, tendo em vista a sua importância e relevância no mundo organizacional atual.
2. Conceito de Organização, Sistemas e Métodos
Segundo ROCHA (1998), Organização, Sistemas e Método é uma:
“Função mista de Organização e Planejamento, desenvolvendo-se na construção da estrutura de recursos e de uma instituição, assim como na determinação de seus planos, principalmente na definição dos procedimentos, rotinas e dos métodos.”
O conceito de organização pelo enfoque administrativo é de compilar capital, recursos humanos, equipamentos e processos com o objetivo de se atingir um determinado resultado.
A função organização nada mais é que determinar que recursos e que atividades