Organização, Sistemas e Metodos
Organização: Atividade voltada para estruturação harmoniosa dos recursos Objetiva promover uma atuação sistêmica e eficiente para obter eficácia de conjunto.
• Sistema: Conjunto de elementos relacionados entre si, e que estão organizados em função de um objetivo.
• Processo “Maneira pela qual se realiza uma operação segundo determinadas normas.”
É o estudo das organizações por meio da analise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interliga-las de forma sistêmica.
De define-se como um "Conjunto de princípios e normas que têm por objetivo planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os esforços de grupos de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum."
A Função de OSM deve ser percebida como uma função administrativa estratégica que possibilita harmonizar os fluxos produtivos, aperfeiçoando os processos empresariais, desde a concepção do negócio até o estudo dos indicadores de sucesso e competitividade.
OSM é uma função administrativa que tem como objetivo melhorar o funcionamento das organizações.
As atividades básicas de OSM são: levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos na empresa. Sob outra visão, o objetivo do OSM é a renovação organizacional. OSM define a infra-estrutura, os processos e os métodos de trabalho da organização de forma a ajudá-la a alcançar seus objetivos.
Sob uma visão sistêmica, OSM tem como função auxiliar a organização – entendida como sistema – a se adaptar ao seu ambiente, e as incertezas que esse lhe proporciona.
Cury (2007) define que as responsabilidades do OSM são: Modelagem da empresa, definindo sua infra-estrutura de funcionamento; Definição ou redefinição dos processos de trabalho; Renovação organizacional em sintonia com as demandas dos ambientes interno e externo.
Características do analista de OSM
Capacidade de diagnosticar com precisão os problemas da organização;
Ser um facilitador ou