organização politica adimistrativa na amaierica portuguesa
807 palavras
4 páginas
ORGANIZAÇÃOPOLÍTICO- ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA PORTUGUESA O BRASIL FOI “DESCOBERTO” POR PORTUGAL EM 1500. PEDRO ÁLVARES CABRAL É CONSIDERADO O “DESCOBRIDOR” DO BRASIL. NA VERDADE, PORTUGAL ESTAVA INTERESSADO EM CONQUISTAR TERRAS NA AMÉRICA, POR CAUSA DAS NOTÍCIAS DAS DESCOBERTAS ESPANHOLAS A PARTIR DE 1492. A CARTA DE CAMINHA (PERO VAZ DE CAMINHA) É O DOCUMENTO OFICIAL DO DESCOBRIMENTO.
TRECHOS DA CARTA DE CAMINHA SOBRE OS ÍNDIOS “A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto. E a esse respeito são bastante inocentes. Os cabelos deles são lisos. E os usavam cortados e raspados até acima das orelhas.”
SOBRE AS ÍNDIAS Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem novinhas e gentis, com cabelos muito pretos e compridos pelas costas; e suas vergonhas, tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as nós muito bem olharmos, não se envergonhavam. E uma daquelas moças era toda tingida de baixo a cima, daquela tintura e certo era tão bem feita e tão redonda, e sua vergonha tão graciosa que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feições envergonhara, por não terem as suas como ela.
SOBRE A TERRA E O INTERESSE EXPLORATÓRIO “De ponta a ponta é toda praia... muito chã e muito formosa. Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!”
* APÓS A CHEGADA DE CABRAL (1500), PORTUGAL NÃO SE INTERESSOU DE IMEDIATO EM COLONIZAR O BRASIL. * OS PORTUGUESES ESTAVAM MAIS INTERESSADOS NO COMÉRCIO DAS ESPECIARIAS DO ORIENTE. * O BRASIL NÃO APRESENTOU, DE IMEDIATO, RIQUEZAS MINERAIS OU QUALQUER ATRATIVO QUE LEVASSEM OS PORTUGUESES A