organização mundial do comercio
Os produtos agrícolas que o Brasil produz possuem características bem comuns, que seria a forte concorrência, por possuir um grande número de produtores e a liberdade de escolha para produzir gerada pela baixa barreira à entrada e saída, daí pode-se dizer que a grande maioria dos produtos pertence a um mercado de concorrência perfeita, cada produtor decide-se como, quanto e quando vai produzir da sua melhor maneira.
Dentre a gama de produtos gerados pelo campo, o café é um dos mais tradicionais da agricultura brasileira, possui uma relação direta com a evolução da nossa história, através dele viveram-se momentos áureos, como também, estado de penúria. Desde século XVIII até aos dias de hoje muitas mudanças ocorreram e vem ocorrendo, advindas dessa cultura que chegou a ser o único financiador da economia do país e até os dias de hoje tem uma participação importância para a nossa economia.
São Paulo que sempre foi um dos maiores produtores do país foi dando espaço a outras regiões, pois a realidade das profundas transformações que foram acontecendo em nossa sociedade fez com que toda a estrutura do método de produção e das áreas produtivas fosse sofrendo alterações gradativas ao longo dos anos.
Apesar de o país ter se transformado muito desde início do século passado até aos dias de hoje, o café continua sendo um grande participante para a balança comercial do Brasil. Muitas localidades no Brasil são extremamente dependentes desse produto para o desenvolvimento da região, o bom resultado do valor do café no mercado internacional possui uma relação