ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Curso: Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Professor: Ana Dantas, Dra.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Acadêmico: Amarildo M. Silva
E-mail: amarildomsilva@gmail.com
Jul./2012
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo dar uma visão panorâmica da OIT (Organização Internacional do Trabalho), caracterizando como instituição descrevendo suas principais diretrizes e contribuições para a globalização. Faz uma abordagem sucinta sobre a atuação no Brasil. Comenta sobre a importância deste tema para a atuação do profissional que atua em segurança do trabalho.
1 INTRODUÇÃO
Desde a sua criação em 1919, a OIT vem conduzindo seu papel de promover a paz universal, a justiça social e melhores condições de trabalho. Sendo a única das agências do Sistema das Nações Unidas com uma estrutura tripartite composta de representantes de governos, organizações de empregadores e de trabalhadores. A OIT é responsável pela formulação e aplicação das normas internacionais do trabalho.
2 CONVENÇÕES DA OIT
Na primeira Conferência Internacional do Trabalho, realizada em 1919, a OIT adotou seis convenções.
A primeira delas respondia a uma das principais reivindicações do movimento sindical e operário do final do século XIX e começo do século XX: a limitação da jornada de trabalho a 8 diárias e 48 semanais. As outras convenções adotadas nessa ocasião referem-se à proteção a maternidade, à luta contra o desemprego, à definição da idade mínima de 14 anos para o trabalho na indústria e à proibição do trabalho noturno de mulheres e menores de 18 anos.
3 DESTAQUE DA OIT NA GLOBALIZAÇÃO
Em junho de 2008, durante a 97a Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, que se realizam anualmente em Genebra, representantes de governos, empregadores e trabalhadores, adotaram um dos mais importantes documentos da OIT: a declaração sobre Justiça Social para uma