Organização espacial esquema corporal
| | |
Movimento: meio pelo qual o indivíduo comunica-se e transforma o mundo que o rodeia. Tal definição nos leva a pensar o movimento como sendo muito mais do que apenas mexer partes do corpo; nos leva a um conceito consciente, considerando que através de atividades psicomotoras, auxilia a criança na comunicação com o mundo através da ação, favorecendo o desenvolvimento integral a partir de um aprendizado sistematizado, direcionado à faixa etária e de acordo com o meio em que a criança vive...
Inicialmente a psicomotricidade estava relacionada a uma concepção neurofisiológica, ancorada na neuropsiquiatria infantil, mas o interesse de estudiosos de outras áreas, como psicólogos e professores, foi mudando o enfoque deste trabalho. Os autores que mais influenciaram os psicomotricistas nesta mudança foram Wallon, Piaget e Lê Boulch, que em suas obras tratam da formação da inteligência a partir da experiência motriz da criança.
Vários estudos já foram realizados neste sentido e atestaram a importância do desenvolvimento psicomotor e cognitivo desde a primeira infância, já que o desenvolvimento psicomotor é de grande importância inclusive para o aprendizado da leitura e escrita e que as crianças com nível superior de desenvolvimento conceitual e psicomotor são as que apresentam os melhores resultados escolares.
Segundo a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (1999), psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.
Dessa forma, tem como objetivo incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança, contribuindo para a formação e estruturação do esquema corporal; promovendo a união do ser corpo, ser mente, ser espírito, ser natureza e ser sociedade; promover a utilização do corpo na expressão de sentimentos; compreender