Organização Escolar
ACADÊMICA: IVETTE AMARAL
REFLEXÃO CRÍTICA
No meu entender torna-se fundamental e necessário, olhar de perto a escola, conhecer sua rotina, os diferentes sujeitos, e as complexidades a que a instituição está inserida, e assim fazer as indagações sobre suas condições reais e sua organização.
A organização escolar assume um novo perfil, não sendo mais aquele criado unicamente nos princípios da administração, e sim, num sentido mais amplo, que visa promover um conjunto de ações, articulando assim todos os sujeitos que possam investir no compromisso para o desenvolvimento socioeducativo e a promoção efetiva da aprendizagem.
A instituição escolar influencia no processo da humanidade, pois é formadora dos sujeitos que nela se inserem, por meio do ato educacional, portanto o currículo escolar; e o PPP são documentos que devem expressar a realidade, pois estes são importantes meios de se colocar em prática a gestão escolar democrática, além disso, devem ser construídos com colaboração de toda a comunidade escolar. Para que essa interação da comunidade e da escola traga melhorias a partir dos conhecimentos dos problemas de um e outro, e que essas melhorias sejam proveitosas no meio escolar.
O currículo vai além dos conteúdos ministrados, são todos os objetivos, ações, metas e compreende assim tudo que diz respeito à vida da escola. Supõe não só a relação entre professores e aluno, mas as relações sociais como um todo. Nesse sentido, a aprendizagem se dá com os amigos, familiares, alunos, com a própria escola em locais de lazer ou em reuniões familiares, envolvendo aspectos pessoais e profissionais. Assim surgem as reflexões nas relações que o professor mantém com a instituição, com os outros professores, com a comunidade e com a gestão escolar, essas experiências na minha visão estão entrelaçadas.
Para chegar à minha compreensão atual sobre Currículo Escolar e PPP, e com direito a participação, precisei antes, entender a escola como uma