Organização Empresarial
ORGANIZAÇÕES
Organização é a arte de empregar todos os recursos disponíveis a fim de alcançar um determinado objetivo. (Henry Dutton)
Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Além de pessoas, as organizações utilizam outros recursos, como máquinas e equipamentos, dinheiro, tempo, espaço e conhecimentos.
Por meio de uma organização, é possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório de análises ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.
Sempre que alguém precisa realizar uma atividade para a qual é necessário recorrer ao concurso de outros, ou sempre que algumas pessoas descobrem que, se unirem suas forças, conseguirão fazer coisas que seriam impraticáveis se perseguidas por apenas uma delas, o resultado é uma organização.
1. Organização Formal e Informal
As organizações podem ser formais ou informais. As organizações informais podem existir como entidades independentes. No entanto, essas organizações informais independentes não têm nenhum interesse prático para o estudo de administração. Portanto, quando falamos em organização informal estamos nos referindo às organizações informais existentes dentro das organizações formais. A maioria dos autores considera mesmo que as organizações informais independentes não têm as características necessárias para serem consideradas como organizações.
Uma característica importante da organização, que a distingue de outros tipos de sistemas sociais, é a prioridade para a consecução de uma meta específica. Segundo esse critério, os grupos de amigos não são organizações nesse sentido técnico. Podemos dizer, portanto, que sem objetivo nenhuma organização teria razão de existir e, em conseqüência, todas as organizações realizam objetivos.
Para que exista uma organização formal é