Organização dotrabalho
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO- DEPRO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
DISCIPLINA: ERGONOMIA Profa Ana Maria Leite Nunes
TEMA: ANTROPOMETRIA: medidas e aplicações
CONCEITUAÇÃO – A Antropometria trata das medidas físicas do corpo humano, indispensáveis para o projeto de sistemas produtivos e produtos. Entretanto, não é a simples utilização de instrumentos básicos, como: régua, trena e balança, que se obtêm as medidas representativas e confiáveis de uma população, que é composta de indivíduos dos mais variados tipos e dimensões. Atualmente, o maior interesse se concentra no estudo das diferenças entre grupos e a influencia de certas variáveis como etnias, alimentação e saúde, buscando assim, estabelecer padrões mundiais de medidas antropométricas, para a produção de sistemas e produtos “universais”, adaptáveis aos usuários de diversas etnias. (IIDA, 2005, p..98)
VARIAÇÕES DAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS - Grau de complexidade pelas diferenças individuais. Diferença entre os sexos. As diferenças de estatura são de 6 a 11% entre homens e mulheres. Variações intra-individuais. Influencia do clima nas proporções corporais. Variações extremas e seculares do corpo humano.
ETNIAS – As proporções corporais são típicas de cada etnia e se mantém inalteradas, mesmo com a evolução das populações. Ex. Estatura média do homem adulto americano, japonês e brasileiro são 174cm, 161cm e 167cm respectivamente. “Em termos de diferenças étnicas, as variações extremas são encontradas na África. Os menores são os pigmeus da África Central, que medem, em média, 143,8cm para homens e 137,2cm para as mulheres. O menor homem pigmeu mede 130cm. Os povos de maior estatura no mundo também estão na África. São os negros nilóticos que habitam a região sul do Sudão. Os homens medem 182,9cm em média e as mulheres 168,9cm.” (IIDA, 2005,