organização do trabalho
Escola Clássica da Administração Consequências Gerada pela administração:
O crescimento acelerado e desorganizado das empresas ;
A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
ORIGENS
O Crescimento acelerado e desorganizado das empresas
A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações
No sentido de se obter melhor rendimento possível dos recursos, Surge a divisão do trabalho entre aqueles que pensam (gerentes) e os que executam (trabalhadores).
Escola Clássica Administração Científica
O nome Administração Científica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial.
Os principais métodos científicos aplicados aos problemas da Administração são: a observação e a mensuração
A OBRA DE TAYLOR
Em 1903, trazia os princípios e as técnicas de racionalização do trabalho do operário, para evitar desperdícios, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos e promover “a prosperidade dos patrões e empregados”.
Para Taylor a prosperidade econômica das empresas seria conseguida com a maximização da produtividade dos trabalhadores que só seria possível se os mesmos fossem eficientes, para isso seria necessário uma mudança de atitude desses trabalhadores.
TAYLOR DIZ EM SUA OBRA QUE:
O objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção.
Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.
AS TÉCNICAS DE TAYLOR
ESTUDOS DE TEMPO E MOVIMENTOS;
Divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários a execução de cada operação de uma tarefa- unidade básica de trabalho. Movimentos inúteis eliminados e movimentos úteis simplificados, racionalizados e fundidos para proporcionar economia de tempo e de esforço do operário;
ESTUDO DA FADIGA HUMANA;
A Administração Científica