Organização do espaço urbano
O Islamismo é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no sex.VII d.C., baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados no livro sagrado, o Alcorão.
SITUAÇÃO HISTÓRICO-GEOGRAFICA
O Islão nasceu na Arábia numa região marcada pelo deserto. Os árabes viviam em sociedades tribos compostas por várias famílias. Eram politeístas e os seus rituais religiosos passavam pelo sacrifício de animais por jejuns e por peregrinações. Uma das principais cidades das suas peregrinações era a de Meca. Meca era uma cidade importante porque controlava o tráfego das caravanas que atravessavam a Arábia. Porém a sua principal receita provinha do comércio de objetos religiosos, com base no politeísmo.
MAOMÉ E OS PRIMÓRDIOS DO ISLÃO
A 12 de Rabi-al-awwal (terceiro mês do calendário árabe) em
570 ou 571, nasceu em Meca um homem que vira a alterar a história da Arábia e do mundo:
Muhammad ( Maomé).
O pai faleceu pouco antes do seu nascimento e a mãe, quando ele tinha 6 anos, pelo que foi criado por um tio. Maomé tinha o hábito de jejuar e meditar nas montanhas próximas de Meca. Aos quarenta anos enquanto fazia um desses retiros espirituais na montanha experimentou aquilo que ele considerou ser uma relação divina. Um ser misterioso ( Jabril, o anjo
Gabriel ) ordenou-lhe que recitasse uma frase a qual viria a ser a primeira revelação do Livro, mais tarde compilado com o nome de Alcorão. Maomé convencido de que era o sucessor dos grandes profetas hebreus, começou a pregar aos habitantes de Meca que deviam acreditar num único Deus e anunciou-lhes o dia do Juízo Final, no qual os atos de cada pessoa seriam avaliados e a riqueza pessoal seria inútil. Alguns acreditaram nele, mas outros tornaram-se seus inimigos e fizeram com que tivesse de fugir de
Meca para Yathrib. A fuga de Maomé e dos seus seguidores constituiu um desafio ao poder de Meca e as duas cidades entraram em guerra.