Organização de Computadores
Existem várias maneiras de construir sistemas, mas a maneira mais perfeita é a Digital, aonde as informações chegam a seus destinos exatamente como saíram de suas origens, por isso que chamamos de sistemas perfeitos.
Na profunda organização desses sistemas existem vários elementos, que organizados de uma maneira bem inteligente, faz com que sistemas muito complexos possam funcionar. Fazem os sistemas reter as informações e depois de algum tempo, podem reutilizar essas informações para outros fins.
São nesses sistemas que encontramos peças bastante interessantes, como as Memórias, que em sua organização mais básica chama-se de Flip-flop.
Os flip-flops (FFs) servem para continuar a informação na sua saída, formando assim uma memória. Possuem uma entrada chamada de Clock, que controlam o Flip-flop.
Quando juntamos basicamente vários FFs formamos os chamados Registradores.
Existem também os Latches que são flip-flops sem o controle chamado de Clock, tem a mesma função de um flip-flop.
Em um sistema mais complexo, que existem vários conjuntos que realizam várias tarefas diferentes, esses conjuntos precisam se conectar, para trocarem informações. Um modo de se realizar essa comunicação é usando os famosos Barramentos.
Barramentos fazem a ponte entre diversos periféricos localizados em sistemas digitais, possibilitando assim a comunicação e maior amplitude de realização de tarefas.
DESENVOLVIMENTO.
1. Flip-Flop.
É o elemento mais importante que constitui a memória. Para um sistema digital ser completo, não basta somente ele fazer cálculos gigantescos, operações bastante complexas. Sistemas assim precisam armazenar informações para seu próprio uso. O flip-flop é elemento mais básico de uma memória, ele retém o último nível lógico que passou por sua saída. Possui duas saídas, a Q e Q, onde Q é sempre o inverso de Q.
Flip-flop possui também duas entradas, a SET e RESET. A set ser para setar, ou seja, fazer com que a saída Q do