Organização de computadores
Para estudarmos como um computador funciona, e como os seus vários componentes são organizados para possibilitar este funcionamento deveríamos primeiramente definir o que é um computador, o que não é uma tarefa simples.
Segundo o dicionário Houaiss, a definição de computador é:
computador
Datação
1789 cf. MS1
Acepções
¦ substantivo masculino
1 o que computa; calculador, calculista
2 Rubrica: informática.
máquina destinada ao processamento de dados; dispositivo capaz de obedecer a instruções que visam produzir certas transformações nos dados, com o objetivo de alcançar um fim determinado
É claro que quem utiliza um computador, seja de um computador doméstico, parte de um grande ambiente corporativo ou mesmo um telefone celular, sabe que tal definição nem de longe corresponde à capacidade que um destes dispositivos possui.
O computador (de todos os portes imagináveis) hoje desempenha as funções mais diversas e se tornou parte do cotidiano de boa parte da população (mesmo que elas não saibam disso).
O problema, é que em interior o computador é uma máquina que consegue fazer muito poucas coisas. Somar e comparar números, mover valores de uma área de memória para outra e não muito mais que isso é o que o computador realmente consegue fazer, não importa o quão miraculoso ele nos pareça quando olhamos do lado de fora.
Chega a ser paradoxal que um equipamento limitado como esse consiga ser capaz de ser usado em tantas aplicações. Mas não existe mágica aqui, apenas um longo e constante processo evolucionário que começou no século XVII e ainda está longe de acabar.
Explicar parte dos processos que tornam isso possível é objetivo desta matéria.
Máquinas multiníveis
Um computador é uma máquina que pode realizar um determinado conjunto de funções. As pessoas que utilizam estes computadores desejam fazer certas atividades que não correspondem diretamente a este conjunto de funções.
Para que seja possível que