Organização de computadores
Vantagens
Velocidade
Devido a tecnologia pipelined os processadores RISC alcançam duas a quatro vezes a performance dos processadores CISC usando tecnologia de semicondutor equivalente e os mesmos valores de clock.
Simplicidade do Hardware
Pelo fato de um processador RISC trabalhar com instruções simples, o processador utiliza de menos espaço no chip, funções extras como circuito de gerenciamento de memória e unidade aritmética armazenada num mesmo chip. Chips menores permitem que o fabricante armazenem mais dispositivos em uma única pastilha, o que pode baixar consideravelmente o custo.
Instrução de máquina simples
As instruções construídas para um processador RISC são simples e pequenas o que aumenta a sua performance.
Desvantagens
A transição da arquitetura CISC para arquitetura RISC pode apresentar alguns problemas devido ao fato que os engenheiros de software podem ter problemas para fazer a transição do código de memória de maneira correta.
Qualidade do Código
A performance de um processador RISC depende diretamente do código gerado pelo programador. No caso de um código mal desenvolvido o processador pode gastar um tempo demasiado na execução das instruções, isto faz com que a performance de uma máquina RISC dependa em grande parte da qualidade do código, gerado pelo programador.
Expansão do Código
O fato da arquitetura CISC trabalhar com instrução única com ações complexas e as máquinas RISC trabalharem com instrução simples a transição do código pode acarretar problemas. O termo "expansão do código" refere-se ao aumento de tamanho que se obtém de um programa originalmente compilado para uma máquina CISC, ter sido recompilado para uma máquina RISC. A expansão vai depender da capacidade do programador e a natureza do conjunto de instruções de máquina.
Projeto de Sistema
Outra desvantagem que a arquitetura RISC apresenta é o fato de requerer sistema de memória rápida para alimentar suas instruções. Tipicamente sistemas baseados