Organização de almoxarifado
Quando se pensa em Almoxarifado, imagina-se logo um local muito grande e cheio de objetos, muito bem organizado e com gente treinada executando tarefas integradas e seguras. Mas nem sempre essa é a realidade, muitas vezes o Almoxarifado transforma-se num local onde as coisas e as pessoas se perdem, sem sequer darem conta do mal que estão fazendo a si e à organização. Treinamento Básico para Almoxarife.
Definição:Almoxarifado
Área destinada para guarda segura e ordenada de materiais, com o objetivo de suprir todo e qualquer processo produtivo ou operacional de uma organização. Podem ser:
Matéria prima;
Produto em Processo;
Suprimentos em geral.
Perfil do Almoxarife:
As atividades do almoxarifado exigem muito mais do que o simples manuseio dos materiais, requer funcionários habilitados. O funcionário deve possuir alto grau de sentido de organização, criatividade, confiança e disciplina.
Visão do Passado:
Acreditava-se que um bom gerenciamento de estoque era aquele em que o nível de material estocado era maior do que a real necessidade. Mesmo assim havia constantes faltas de materiais que pareciam ter menos importância na cadeia produtiva.
Nova Visão:
“Gerenciar estoques significa ter um conhecimento amplo das necessidades da empresa, de modo a eliminar as perdas por obsolescência, manuseio inadequado, por falta de estoques”.
Um adequado gerenciamento dos estoques é fonte de geração de lucros, agregando valor à empresa.”
“Estoques”
Uma necessidade ou um mal Necessário?
O menor nível necessário para manutenção da cadeia produtiva. “Conceito estoque na prateleira do fornecedor”.
Fundamental para manter a atividade da cadeia produtiva. Ex.: Imagine uma peça importada que depende de transporte Marítimo.
Rotinas de trabalho:
Recebimento:
Sempre que o Almoxarife receber mercadorias deve-se atentar para algumas inspeções:
Conferência do Pedido:
De posse da Ordem de Compra o Almoxarife deve