Organização das Nações Unidas
A histórica pela Liga das Nações, que funcionou em Genebra, na Suíça, entre 1920 até 1946, quando deixou de existir e deixou seus bens para a ONU. Deixou de funcionar com a Segunda Guerra Mundial, em 1939.
A primeira rodada foi em Moscou, em outubro de 1943, quando foram lançadas as bases de sua constituição e funcionamento, com poucos estados presentes.
Uma segunda rodada de negociações ocorreu em Teerã, em dezembro de 1943, desta vez com mais países.
A terceira foi em Washington, em outubro de 1944, sendo denominada Dumbarton Oaks, no da propriedade rural que foi sede das reuniões. Houve avanço nas negociações e foi marcada outra rodada.
A quarta foi novamente nos EUA, em São Francisco, na Califórnia, no período de 25 de abril a 26 de junho de 1945. Devidamente assinada pelos 51 Estados-membros, entrou em vigor em 24 de outubro de 1945, com o depósito e ratificação pelos membros permanentes do Conselho de Segurança e dos outros signatários. O Brasil é um dos membros-fundadores.
Os objetivos estão na Carta Constitutiva: manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos Estados.
Membros – São 193 Estados1, sendo 51 membros-fundadores e os demais admitidos, que ingressaram posteriormente.
Idiomas - Seis são oficiais: chinês, árabe, inglês, francês, russo e espanhol.
ASSEMBLÉIA GERAL – É composta por todos os membros, cada um com direito a um voto.
Presidente da Assembléia – É escolhido pelos representantes signatários para um mandato de dois anos. Equiparado a um chefe de Governo no Parlamentarismo. Cuida do expediente, que se manifesta por intermédio das reuniões ordinárias anuais, com início na terceira terça-feira do mês de setembro, e convocadas em razão de acontecimentos de forma extraordinária.
FUNÇÕES:
a) Eleição dos membros não permanentes do Conselho de Segurança;
b) Eleição dos membros do Conselho Econômico e Social;
c) Eleição dos membros do Conselho de