Organização da produção agropecuária
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ESTRUTURA FUNDIÁRIA 4
2.1 A estrutura fundiária no Brasil 4
2.1.1 Minifúndio 6
2.1.2 Empresa rural 6
3 A DISTRIBUIÇÃO DA ESTRUTURA AGRÁRIA 7
3.1 Reforma Agrária 7
3.1.1 MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) 9
4 CONFLITOS NO CAMPO 12
5 O DILEMA "AGRICULTURA FAMILIAR" 13
5.1 Importância econômica 15
6 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
O texto a seguir mostra a estrutura fundiária, que de maneira injusta deu para um grupo pequeno de pessoas burguesas uma grande quantidade de terra e como consequência a população pobre ficou com pouquíssima quantidade de terra.
Com isso foi criada a Reforma Agrária que garante a divisão de latifúndios em minifúndios. Tais acontecimentos irá acarretar uma série de movimentos como, por exemplo, o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e vários conflitos no campo.
Portanto, espera-se que esta pesquisa seja esclarecedora sobre diversos pontos que, atualmente, estão ocorrendo e poderá, inclusivamente, ocorrer nas próximas gerações, tendo em vista tais movimentos se arrastará durante anos.
2 ESTRUTURA FUNDIÁRIA
A estrutura fundiária corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão das desigualdades que acontecem no campo.
2.1 A estrutura fundiária no Brasil
Figura 3 - Um dos graves problemas socioeconômicos do Brasil está relacionado à concentração fundiária, herança do período colonial e perdurado até os nossos dias. Podemos notar nos gráficos que 1,6% dos estabelecimentos rurais com 1000 há ou mais, ocupam 43,8% do país, um indicador notável dessa concentração. Muita terra para pouca gente e muita gente para pouca terra, numa distribuição desigual de terra.Fonte: (http://geomanianadja.blogspot.com.br/2011/06/estrutura-fundiaria-brasileira-graficos.html).
Denomina-se estrutura fundiária a forma como