organização celular da vida
O que todos os seres vivos têm em comum? Todos os seres vivos exceto os vírus são constituídos de células.
Conceito de Célula
As células são as unidades estruturais (morfológicas) e funcionais (fisiológicas) dos organismos vivos e representam a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de autoduplicação independente.
Os seres vivos podem ser unicelulares, como as bactérias, ou pluricelulares, como um inseto. Contrariando alguns atributos característicos dos seres vivos, existem os vírus, que são acelulares, porém são considerados também seres vivos por vários autores por ter como característica, por exemplo, a capacidade de hereditariedade.
Os unicelulares, como o protozoário, possuem uma única célula responsável pela execução de todas as funções necessárias a sua sobrevivência.
Os pluricelulares possuem diversas células com organização complexa que se diferenciam e se especializam, desempenhando as diversas funções necessárias as suas atividades.
A diferenciação celular não é consequência da existência de genes diferentes em cada célula e sim da atividade ou não de cada um desses genes em cada tipo celular, de acordo com as necessidades específicas de cada um.
Estrutura celular básica
A estrutura básica de uma célula consiste em membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Membrana plasmática: separa o interior e o exterior da célula e controla a entrada e a saída de substâncias.
Citoplasma: libera energia e produz as substâncias de que o corpo precisa.
Núcleo: é o centro de comando da célula e nele, se encontra o DNA.
Células Procarióticas
As células procariontes são assim designadas em razão da carência de membrana nuclear. Ao contrário das eucarióticas, as procarióticas não possuem organelas membranosas (retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de golgi, mitocôndrias, plastos, lisossomos e vacúolos) e muito menos um núcleo delimitado