Organizaçoa social no Brasil
DEFINIÇÃO
No conceito comum, organização social refere-se ao conjunto de pessoas qucumprem seus deveres e direitos.A origem da palavra organização ( do grego,organon), uma ferramenta ou um instrumento. Nesta interpretação as organizações podem ser entendidas como instrumentos utilizados pelo homem para desenvolver determinadas funções, que não poderiam ser desenvolvidas somente pelo esforço de um individuo.
Segundo Peter Drucker (1997), para ele há varias definições possíveis de organizaçãoEm sua conceituação,Drucher enfatiza o aspecto de que a organização é sempre especializada, que ela é definida por sua tarefa,pois só assim ela será eficaz..As organizações podem ser definidas como coletividade especializadas na produção de um determinado bem ou serviços.(Srour,1998, p.107)
C ARACTERISTICAS DE ORGANIZAÇÃO
Especializada,definida por sua tarefa
Coletividade especializadas na produção de determinados bens e serviços.
Grupo de indivíduos com um objetivo em comum
Arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papeis formais e compartilham propósitos comuns.
No conjunto das organizações há algumas essenciais,as econômicas, que são empresas que produzem bens , que serão utilizados por toda a sociedade , as educacionais, as políticas,religiosas.Há outras que dependendo da sociedade,podem assumir maior ou menor importância. Nos dias de hoje cada vez mais complexo as organizações tem crescido.Muitas tem sofrido alterações em sua função,enquanto outras não conseguem cumprir seu papel .As organizações governamentais são um exemplo.. Muitas das funções das organizações
.
governamentais vem sendo assumidas por um relativamente novo tipo de organização,que são as organizações não governamentais,englobadas no terceiro setor da economia, em contraposição ao setor publico e ao privado. Podem ser encontradas em todos os setores da sociedade., como o Publico,Privado E no Terceiro Setor.