Organizacional
A busca de uma maior eficiência nas empresas exigiu a reconsideração das relações e aspirações dos elementos humanos na organização.
Os Pressupostos da Abordagem de Relações Humanas:
As pesquisas de Elton Mayo propiciaram um cenário favorável à introdução de uma nova abordagem na solução dos problemas de administração, focalizada no processo de motivar os indivíduos para o atingimento das metas organizacionais. Para tanto alguns pressupostos sobre o comportamento humano precisavam ser aceitos pelos administradores:
• Integração e comportamento sociais: o papel da integração grupal é primordial para o bem-estar psicoemocional dos trabalhadores. A administração que busca a eficiência e o aumento da produção deve então atentar à conciliação dos objetivos empresariais com os interesses subjetivos dos trabalhadores, para obter os resultados desejados.
• Participação nas decisões - a participação de cada um no processo decisório é fundamental, embora condicionada à situação e ao padrão de liderança adotado. A participação nas decisões, favorecida através de uma comunicação de baixo para cima, estimula a iniciativa dos funcionários e aumenta a produtividade empresarial.
• Homem Social – o comportamento dos trabalhadores está condicionado não somente a aspectos biológicos mas também as normas e padrões sociais.
• Conteúdo do trabalho – trabalhos simples e repetitivo são monótonos e negativos para a motivação do trabalhador e, conseqüentemente, para o nível da produção.
Considerações importantes acerca Abordagem Humanística
Da mesma forma que as teorias cientifica e clássica, a abordagem humanística foi alvo de veementes críticas. Mas vale lembrar que sua eclosão serviu de base para o desenvolvimento de escolas posteriores em estudos de gestão.
• Negação do conflito entre empresa e trabalhadores – Como o reconhecimento do conflito entre