ORGANIZACIONAL
Este trabalho tem como objetivo trazer definições, conceitos e esclarecer as dimensões de Comportamento Organizacional sobre o ponto de vista de diferentes autores pesquisados.
As organizações têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
Há dois tipos de empresa: as que mudam e as que desaparecem, onde iremos perceber que as organizações estão em constante desenvolvimento e tem de se adaptar com inovações.
Comportamento Organizacional
É uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Que nos permite estudar o funcionamento das pessoas nas organizações de uma forma sistemática e nos leva além da simples intuição, ainda que esta continue sendo de extrema relevância.
“É um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”. Stephen P. Robbins
Segue abaixo os conceitos de diferentes autores sobre comportamento organizacional:
.
Autora: Ana Cristina Limongi França
Foca basicamente o comportamento humano.
Destacamos alguns pontos que consideramos interessantes neste estudo: As aplicações dos conhecimentos do Comportamento Organizacional geram práticas e modelos de gestão de pessoas. Os elementos que caracterizam o conjunto de forças humanas e que estimulam a dinâmica da Gestão de Pessoas são: potencial, interação,