Organizacao Na Atualidade 1
Prof. Robson Materko *
Existem diferentes teorias para a análise das organizações. Essas teorias, inclusive, marcaram os diferentes momentos de evolução das estruturas organizacionais. Contudo, o que caracteriza a moderna organização é o uso de todos os modelos teorizados até então, demonstrando, dessa forma, que todos os pressupostos contribuíram para o desenvolvimento da organização enquanto teoria geral. É possível também notar-se que, para cada nova concepção, existem fundamentações baseadas em pressupostos que deram origem aos estudos das organizações nas sociedades capitalistas. São temas como as necessidades humanas, os interesses e os conflitos, a tecnologia, o trabalho e a especialização que, aliados a fatores econômicos e políticos, determinam a evolução das estruturas organizacionais.
Neste último século, evoluções importantes marcaram a história do desenvolvimento das organizações. A primeira delas, entre 1895 e 1905, “distinguiu a administração de propriedade e estabeleceu a administração ou gerenciamento com um tipo de trabalho diferenciado”. (Drucker, 1992 : 7)
Surge a figura do gerente profissional, e a organização, longe de ser simplesmente um aglomerado de trabalhadores, atuando para um fim institucional, começou a se apresentar como agente propulsor do desenvolvimento social.
Outra grande evolução se deu por volta da década de 20, quando foi criada “a organização de comando-e-controle com ênfase na descentralização e sua distinção entre a equipe de planejamento e a equipe executiva”. (Ibidem)
Ainda hoje são notórias as evidências dessa evolução na forma de estruturação de grandes organizações, principalmente quando é possível identificarem-se os diversos departamentos e serviços, como os de pessoal, contabilidade, orçamentos, entre outros.
O que se pode presenciar na atualidade são as inovações para as estruturas de organização. Baseadas nos estudos de comportamento, relações sociais, tecnologia, economia e política,