organizacao linear
A organização linear teve como base a organização dos antigos exércitos, ou seja, existem linhas de autoridade a serem respeitadas, manda quem pode e obedece quem tem juízo. O maior defensor desse tipo de organização foi Fayol. Algumas empresas utilizam até o dia de hoje esse tipo desenho dentro de suas empresas, algumas das vantagens é que: por ser uma estrutura simples todos compreendem suas funções; garante para a instituição uma certa estabilidade evitando grandes sustos. Mas esse tipo de organização possui suas limitações, limitações essas que podem atrapalhar o desenvolvimento de um gerente por exemplo, pois a empresa passa a ser generalista, não permitindo a especialização em nenhuma função. Por ter uma linha de comando único e direto, a empresa pode se tornar autocrática. ( Chiavenato 2010 p. 211-212)
Organização Funcional
“A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio da especialização das funções. O staff ou a assessoria funcional decorre desse princípio, que separa, distingue e especializa. Staff na antiguidade eram conselheiros que aconselhavam os reis com idéias, pareceres, consultas e orientações” Chiavenato ( 2010 p. 213)
Segundo Chiavenato (2010 p. 213-214) A estrutura funcional diferente da estrutura linear, valoriza a especialização e o conhecimento. Aqui os funcionários não se reportam a apenas um gerente, mas a vários, cada um na sua especialização. Logo nenhum dos superiores têm a autoridade total sobre determinada área. As linhas de comunicações são diretas sem necessidade de intervenção hierárquica. Temos como pontos positivos a especialização de cada órgão, assim cada setor pode concentrar-se totalmente em