organizacao industrial para engenharia
"Como se explica que o mesmo estímulo seja interpretado de maneira diferente por diferentes observadores? Podemos ver os fatores que causam essa variedade na tabela"
Figura 11.4
OBSERVADOR
"É muito comum ficarmos observando carros iguais ao nosso nas ruas, pessoas com roupas iguais as nossas. Esses são exemplos de como certos fatores pessoais influenciam nossa percepção. Entre esses fatores estão: "
*Atitudes*Motivações *Interesses*Experiências*Expectativas
Tímidos -> Ameaça
Extrovertidos -> Oportunidade
"Em nossa turma há colegas tímidos e extrovertidos. Quando o professor diz que o curso vai exigir participação, os tímidos percebem uma oportunidade enquanto os tímidos percebem uma ameaça"
Ler Jornais no trabalho: Importante ou perda de tempo?
"Para alguns, ler jornal no trabalho pode parecer extremamente interessante, enquanto que para outros pode parecer desperdício de tempo"
Necessidades: Satisfeitas ou Insatisfeitas
"As necessidades determinam o significado dos estímulos. Isso pode ser exemplificado pela fome"
Comida para pessoa faminta ≠ pessoa saciada
Experiência, aprendizagem e conhecimento definem os significado dos estímulos
"Se você entrar em uma sala de aula de uma disciplina estranha, você achará difícil entender o conteúdo, ou perceberá uma grande novidade naquilo que para outros é trivial"
Os interesses do observador levam-no a focalizar sua percepção
"Se você estiver preocupado com algum problema, dificilmente vai entender o que o professor está explicando durante a aula. Mas se você estiver precisando de ponto, isso será o contrário."
Os fatores pessoais ampliam, anulam e distorcem os estímulos e influenciam o processo de tomar decisões
"Um exemplo disso, aconteceu na época da criação do relógio digital. Os fabricantes de relógios mecânicos suíços não se interessaram pela novidade, achando que os consumidores também não gostariam. Mas os diretores de uma empresa resolveram