ORGANIZA O E METODOLOGIA DA EDUCA O INFANTIL 2

1783 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE AHANGUERA UNIDERP
CURSO: PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ACADEMICOS:
Dilma Machado Lima - RA: 440977
Florisvaldo Siqueira - RA: 433368
Regiane Marques – RA: 430105
Sidineia Eleutério da Silva – RA: 429055

VÁRIOS OLHARES PARA O CAMINHO PERCORRIDO PELA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA: Maria Clotilde Bastos
NAVIRAÍ – MS 2013

Esta ATPS tem por finalidade, mostrar através de relatórios, imagens, pesquisas, mostrar como era a educação infantil no começo dos ano 50 e como esta hoje.
Ao longo dessa apresentação estará exposto as idéias e teorias que foram usadas para o crescimento da educação infantil.
Fizemos entrevista com duas pessoas que estudaram em décadas diferentes, como era o uniforme, que materiais usavam, como eram agrupados, entre outros.
Durante as pesquisas percebemos que através do tempo muita coisa mudou, e que os materiais utilizados somente foram acrescentados e modernizados, pois o velho lápis, caderno e borracha sempre estarão presente nas salas de aula.

Mário de Andrade foi um dos primeiros pensadores da Educação Infantil no país a acreditar na valorização das produções das crianças e a colocar a atividade artística como um dos fundamentos desse segmento. O educador começou uma coleção um tanto estranha, pois nela continha mais de mil desenhos feitos por crianças, quando foi responsável pela criação de parques infantis na cidade de São Paulo em 1935, ocasião em que ocupou o cargo de chefe do Departamento de Cultura da prefeitura da capital paulista .

Apesar do interesse e esforço isolados de educadores, como Mário de Andrade, a Educação
Infantil levou muito tempo para se desvencilhar do caráter que a pontuou desde o início, a assistência social. Essa demora foi de quase um século o primeiro jardim da infância foi inaugurado em 1895, em São Paulo. Como não havia políticas bem definidas para o segmento, a expansão de instituições de Educação Infantil nessa época foi desordenada e gerou precarização
no

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas