Organiza O E Gest O
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA
ARTIGOS
Professor: Reynaldo Maia Muniz
Disciplina: Organização e Gestão
Curso: Especialização em Gestão Estratégica – Gestão de Negócios
Aluno: Priscilla Bitarães Moreira
Livro sugerido: SIMON, H. Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1979.
O papel dos dirigentes nas micro e pequenas empresas
Atualmente os micros e pequenos empreendimentos brasileiros tem oferecido significativa contribuição na geração global da produção nacional sendo responsável por 52% dos empregos com carteira assinada e representando 27% do Produto Interno Bruto – PIB.1 No entanto, essas empresas ainda enfrentam problemas e dificuldades que contribuem para um elevado índice de mortalidade.
Todos os três artigos estudados ressaltam a importância dessas empresas para o crescimento nacional, mas também identificam que além de sucessos elas também enfrentam dificuldades. Uns dos fatores relevantes para a longevidade dos negócios é o processo de planejamento, tomada de decisão e inovação na MPE. As MPE brasileiras são empresas familiares, que possuem como característica gerencial à centralidade das decisões na figura do proprietário da empresa.
De acordo com Simon (1979), os processos administrativos são estabelecidos através de tomada de decisão, e este, por sua vez, é resultado de uma ação comportamental. Nisso o problema das MPE tem sido a falta de profissionalização da administração, ficando a responsabilidade da decisão apenas no proprietário, e este não dá a devida importância a esse processo.
O planejamento, por sua vez, está intimamente ligado ao processo decisório, pois o propósito do planejamento é prover os tomadores de decisão de alternativas para solucionar problemas e antecipar-se ao futuro. No entanto a