ORGANIZA O SISTEMAS E METODOS
Atividade voltada para estruturação harmoniosa dos recursos
Objetiva promover uma atuação sistêmica e eficiente para obter eficácia de conjunto
Método:
Economia de esforços, tempo e movimentos por meio da simplifcação do trabalho
Resultado direto: aumento da produtividade
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Essas relações profissionais podem ser classificadas em três categorias:
Linha:
A área de OSM constituiria um departamento ou divisão ou diretoria como as demais, todos subordinados a um único diretor ou superintendente ou presidente.
Vantagens:
possui o mesmo poder de negociação que todos os demais; estabelece cronogramas de trabalho de acordo com os recursos disponíveis.
Desvantagens: tendência a priorizar os "melhores" sistemas.
Assessoria:
É a função de aconselhamento. Não possui autoridade oficial sobre a linha. Não pode decidir o que será efetuado e como. Só pode aconselhar na tomada de tais medidas e dentro de sua área de especialidade.
E neste caso, será assessoria de qual área/departamento/diretoria?
A área de OSM depende da alta administração da empresa, principalmente na alocação de recursos. Isto significa que o ideal é a subordinação à presidência, haja vista que a atividade de OSM abrange todas as áreas da Empresa.
Vantagens:
Não possui responsabilidade sobre as decisões tomadas; Não possui responsabilidade sobre a priorização dos trabalhos desenvolvidos.
Desvantagens:
aumento, nas áreas, da resistência às mudanças; difícil alocação dos custos pois um trabalho raramente se refere ou afeta uma única área.
Funcional:
Quando o assessor possui autoridade para dar ordens à linha. Esta autoridade se restringe, unicamente, à sua área de atuação e especialização. Esta forma somaria as vantagens das duas anteriores, eliminando também as desvantagens. Além deste aspecto, apresenta uma vantagem a mais, que é permitir a centralização de objetivos e métodos, apesar da descentralização física.
Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias