ORGANIZA O DO SISTEMA E M TODOS
ARACI DOS SANTOS
GESTÃO SECRETARIAL: ORGANIZAÇÃO, SISTEMA E MÉTODOS Prof.ª MARA CHRISTINA
CURITIBA
2015
INTRODUÇÃO
O termo O&M (Organização e Métodos), tem origem da Escola Clássica da administração (Sendo Taylor considerado maior contribuinte), idealizado com intuito de possibilitar uma análise mais clara dos problemas, auxiliando o administrador a planejar e corrigir erros eminentes no seu cotidiano. Porem a partir da década de 1980 o mundo iniciou um processo de informatização, a área de TI (Tecnologia da informação) começou a conquistar um espaço cada vez mais amplo dentro das instituições, assim gradativamente a O&M passou a sofrer adaptação para acompanhar a demanda do mercado, não demorou muito para que um novo conceito tomasse a dianteira, sendo agora OSM (Organização, Sistemas e Métodos), uma fusão das funções administrativas, que visa a implantação, acompanhamento e manutenção de um novo padrão de conduta, onde diversos recursos tecnológicos auxiliam no suporte da tomada de decisões.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
A OSM vem consolidando um papel cada vez mais significativo no mundo contemporâneo, com um amplo planejamento possibilita uma diversidade de estratégias, que explora os melhores métodos para alcançar os fins desejados da organização. Algumas de suas ferramentas são vital para o processo de melhoria das empresas, como: os Organogramas, formulários e fluxogramas. Os quais tem como prioridade uma racionalização administrativa e operacional, simplificação do fluxo de trabalho e otimização dos recursos da empresa, uma verdadeira luta contra os desperdícios para ampliar a produtividade.
ORGANOGRAMAS
É uma representação gráfica da organização, onde estão dispostas as relações hierárquicas, distribuição dos setores, as inter-relações e o limite das atribuições de cada uma delas.
Podemos considerar o organograma como ferramenta fundamental para uma organização pois, facilita a todos