Organiza o do Espa o Brasileiro
Resumo do texto: BASES DA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
O território colonial brasileiro no “longo” século XVI
Antonio Carlos Robert Moraes
Discentes:
Lucas Machado
Rena Delfino
Jivago Robles
Valdir Barbosa
Geografia e história
Partindo da Geografia Humana como ciência social que tem por objeto o processo universal de apropriação do espaço natural e da construção de um espaço social pelas diferentes sociedades ao longo da história. Sendo um processo resultante do trabalho humano com valorização do espaço.
Toda sociedade cria formas na superfície terrestre. Formas que obedecem a um dado ordenamento natural e sociopolítico, um grupo pode construir e regular o uso do espaço e dos recursos.
Tais formas expressam uma quantidade de valor (trabalho morto) incorporado ao solo substantivando na paisagem relações sociais, concebendo a história como uma progressiva e reiterada apropriação e transformação do planeta, resultando em uma cumulativa antropomorfização do espaço.
A valorização do espaço também se transforma historicamente, a temporalidade submete a espacialidade, e o processo universal de valorização do espaço torna-se denso de particularizações temporais e espaciais dentro de uma diversidade e singularidade desses lugares. Espacializar é particularizar, tendo o lugar como mediação, como elemento particularizador dos fenômenos históricos. A constituição de um território é um processo cumulativo. Sendo a formação territorial desenhado como um objeto empírico.
Os usos do solo, as formas de ocupação e as hierarquias entre os lugares expressam também os resultados de lutas, hegemonias, violências e atos políticos. A construção dos territórios vem a envolver aspectos imateriais tais como leis, ideologias representações e legitimação. O desenvolvimento histórico faz-se sobre e com o espaço terrestre, e nesse sentido, toda formação social é também territorial, pois se especializa.
O território conceito e objeto
O território é um espaço