Organiza o de computadores
A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com as mais diversas características, traduzidas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU adotada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache e outros menos conhecidos. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.
A utilização menos formal do termo refere-se a uma descrição dos requisitos (especialmente requisitos de velocidades e interligação) ou implementação do design para as várias partes de um computador, tais como memória, placa-mãe, periféricos eletrônicos ou, mais frequentemente, CPU.
Organização de computadores consiste no estudo dos componentes físicos que compõem o computador. As partes físicas de um computador, tais como: dispositivos de entrada e saída (ex.: monitor, teclado, impressora, webcam), dispositivos de armazenamento (ex. memória volátil e permanente), processador, assim como todo o conjunto de elementos que compõem um computador são chamados de hardware e são organizados de forma a atender as necessidades de cada usuário dependendo da aplicação. Abaixo apresentamos os elementos que compõem o hardware
Organização de um Computador Típico
Placa mãe
A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos os outros componentes internos do computador, por meio de slots de expansão (PCI, PCI-X, AGP e etc) e portas / interfaces de comunicação (PS2, SATA, IDE, Serial, Paralela, USB, eSATA e etc).
Para permitir a comunicação dos slots de expansão e interfaces citados acima, as placas-mãe possuem chipset controladores, os quais são responsáveis por permitir a