organismos transgênicos
Vejamos alguns vegetais transgênicos:
Tomates transgênicos
Em 1992, foi adquirido o tomate transgênico, como o primeiro produto da engenharia genética. É um vegetal que tem a capacidade de ficar mais de 40 dias fora da geladeira, sendo que o normal não passa de dez dias.
Soja Transgênica São muitos os tipos de soja transgênica, mas a mais comum é a que recebeu um novo gene chamado glifosato, que permitiu mais resistência dela em relação ao herbicida.
Mamão Papaia Transgênico
O Mamão Papaia Transgênico possui dois genes a mais em relação ao mamão normal.
Não há nenhuma alteração no gosto e na forma do mamão. E este mamão também é mais resistente, em relação aos outros.
Um dos genes torna a planta resistente ao vírus da mancha anular, ou mosaico, responsável por grandes prejuízos nas plantações da fruta.
Várias pesquisas com plantas transgênicas já estão sendo feitas no Brasil, como soja resistente a diferentes tipos de herbicida milho e algodão resistentes a insetos e herbicidas, batata resistente a vírus, entre outras.
Os riscos para o meio ambiente
Além dos riscos para a saúde humana, existem graves riscos para o meio ambiente que devem ser conhecidos.
1) criação de "superpragas" e "superinvasoras": caso venham a ser transferidos os genes inseticidas ou os genes de resistência a herbicidas, as combatidas pragas e "invasoras" (ervas daninhas) desenvolverão esta mesma resistência, o que tornará necessária a aplicação de maiores doses ou mesmo de defensivos mais fortes sem considerar o desequilíbrio do ecossistema.
2) aumento de resíduos tóxicos: a utilização de plantas transgênicas com característica de