Organismos Geneticamente Modificados
Introdução 2
O que são Organismos Geneticamente Modificados? 3
Exemplos de OGM 4
Vantagens e Desvantagens dos OGM 5
Questões Éticas 6
Conclusão 7
Webgrafia 8
Introdução
Neste trabalho será abordado a temática dos OGM, sigla para Organismos Geneticamente Modificados.
A criação destes organismos deve-se à existência e aos avanços da Biotecnologia, que tem vindo a provocar alterações no nosso quotidiano. Da produção de sementes ao processamento das colheitas, do diagnóstico de doenças ao aperfeiçoamento de novas técnicas de tratamento, a Biotecnologia permite modificar processos e explorar novas oportunidades, algumas das quais imprevisíveis. As empolgantes promessas da Biotecnologia não devem, porém, fazer esquecer as questões legais, éticas, sociais e morais.
Este trabalho tem como objetivo informar sobre o que são os OGM, os convenientes e inconvenientes para o ser Humano e para a Terra, as questões éticas relacionadas e alguns exemplos destes organismos.
Assim, o trabalho encontra-se dividido em quatro partes, correspondendo a quatro subtemas relacionados com o tema central dos OGM. Primeiramente, explica-se o que são os OGM fazendo também a distinção entre OGM e transgénicos. Na segunda parte, são demonstrados alguns exemplos destes organismos, depois são apresentadas algumas vantagens e desvantagens seguidas das questões éticas.
A metodologia utilizada foi a pesquisa na internet.
O que são Organismos Geneticamente Modificados?
Organismos Geneticamente Modificados, também conhecidos como OGM, são organismos manipulados geneticamente, de modo a possuírem características desejadas, como por exemplo a cor ou o tamanho. Estes organismos possuem alterações em segmentos do genoma realizadas através da tecnologia do RNA/DNA recombinante ou da engenharia genética.
Normalmente, quando se fala em Organismos Geneticamente Modificados, trata-se de organismos transgénicos, porém os OGM e organismos transgénicos não são sinónimos: todo