organicismo
Resposta: Designa uma teoria filosófica e sociológica desenvolvida no séc. XIX que compara a sociedade a um organismo vivo. Seus seguidores foram cientistas que procuravam aplicar seus princípios na explicação da vida social.
2- Segundo Conte quais são as duas formas de se avaliar as mudanças sociais?
Resposta: Dinâmico e estático.
3- Para Durkhein o que é um fato social?
Resposta: Toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais. Os fatos sociais dariam o tom da ordem social, sendo construídos pela soma das consciências individuais de todos os homens e, ao mesmo tempo, influenciam cada uma.
4- O que é coerção social e quais são as principais sanções a elas aplicadas?
Resposta: Força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. As sanções podem ser legais ou espontâneas. Legais são prescritas pela sociedade em forma de leis. Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada ao grupo à qual o indivíduo pertence.
5- Segundo Weber o que é ação social?
Resposta: A ação social, para Max Weber, é conduta humana dotada de sentidos, cada sujeito age levado por um motivo, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
6- Qual a principal tarefa do cientista social para Weber?
Resposta: Weber dizia que o cientista, como todo indivíduo em ação, age guiado por seus motivos, sua cultura ou sua tradição. Do ponto de vista do método, qualquer que seja a perspectiva adotada pelo cientista, ela será sempre parcial.
7- O que é materialismo histórico