Organelas
Uma organela pode ser definida como uma determinada parte do citoplasma responsável por uma ou mais funções especiais. As organelas citoplasmáticas mais importantes estão citadas abaixo.
* Mitocôndrias: Libera a energia * Reticulo endoplasmático rugoso: Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. * Reticulo endoplasmático liso: Transporta substâncias para o organismo. * Aparelho de Golgi: centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. * Ribossomos: Sintetizar proteínas * Lisossomos: Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior as célula * Peroxissomos: desintoxicação da célula * Microtúbulos: Suporte estrutural da célula, formação dos fusos meiótico e mitótico nas divisões celulares e formação de centríolos, cílios e flagelos. * Centríolos: Guiar o corpo celular durante o processo de divisão. * Microfilamentos: aumentam a área de superfície de absorção
- Função: fundamental importância no processo de respiração celular e no fornecimento de energia a partir da quebra da glicose. O fornecimento de energia provém do ciclo de Krebs, que ocorre no interior das mitocôndrias, onde a partir de uma molécula de glicose, se formam 38 ATPs, CO2 e H2O. Além disso, é na membrana mitocondrial interna que ocorre o sistema transportador de elétrons, que também fornece ATP.
Mitose
A mitose pode ser definida como o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossômica e geneticamente idênticas.
A grosso modo, costuma-se dividir esse processo em dois momentos: o primeiro relacionado à formação de dois núcleos filhos e o segundo correspondendo à citocinese (divisão do citoplasma). Contudo, ela é didaticamente detalhada em quatro etapas: * Prófase: é a etapa preparatória da célula para início da divisão, ocorrendo eventos