organelas
Nucléolo: Organoide ligado ao processo reprodutivo da célula (desaparecem assim que se inicia a divisão da célula) e ao controle de processos celulares básicos por conter trechos de DNA específicos e proteínas associados ou não ao RNA. São corpos arredondados de aspecto esponjoso que não possuem membrana envolvente e por isso ficam mergulhados diretamente no núcleo plasma (dentro do núcleo.
Núcleo: Organela localizada em toda célula eucarionte com limites bem definidos por sua membrana (carioteca) é o responsável pelo controle de atividades de todas as organelas e onde se encontram o DNA e o RNA da célula, responsáveis por armazenar e passar diante das características genéticas da célula.
Ribossomo: Estruturas que se encontram no citoplasma das células, são responsáveis pela produção de proteínas no citoplasma da célula não possuem membrana e podem ser encontrados em todas as células (eucariontes e procariontes). Em ambos os casos sua função é a síntese de proteínas.
Vesícula de Secreção: Bolsa revestida de proteínas que é expelido pela célula através de exocitose. Controle de substâncias.
Reticulo Endoplasmático Rugoso: Rede de “canais” associado a inúmeros ribossomos que faz com que adquire uma aparência rugosa, possuem membranas mais afinas que a membrana plasmática e sua importância varia de célula para célula. Responsável pela síntese das proteínas.
Complexo de Golgi: Conjunto de dictiossomos da célula (estruturas paralisadas onde é possível perceber uma face côncava e outra convecção) onde são formados os glicolipídeos e as glicoproteínas e os sulfo-transferoses que ajudam na transferência de grupos de sulfatos para proteínas (produção de enzimas facilitadores).
Citoesqueleto: Formado basicamente pelas proteínas actínia e terbulina sua estrutura é formado por 3 tipos de filamentos proteicos, os micro túbulos, filamentos intermediários e micro filamentos e tem a função de manter a organização celular em forma de conteúdo,