Organelas
FUNÇÕES
São responsáveis pela respiração das células.
Mitocôndrias
Atuam no processo de digestão intracelular.
Vacúolo
O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos.
Citoplasma
Participam da digestão de substâncias orgânicas.
Lisossomos
ESTRUTURAS
Organelas constituídas de duas membranas; a interna sofre invaginações, formando cristas mitocondriais que aumentam a superfície de absorção de substâncias existentes na matriz mitocondrial. O papel da mitocôndria é a liberação de energia para o trabalho celular. Delimitado por uma membrana denominada tonoplasto. Contém água, açúcares, proteínas; pode se encontrar ainda compostos fenólicos, pigmentos como betalaínas, antocianinas cristais de oxalato de cálcio (drusas, estiloides, cristais prismáticos, rafídeos etc.).
Muitas das substâncias estão dissolvidas, constituindo o suco celular, cujo pH é geralmente ácido, pela atividade de uma bomba de próton no tonoplasto. Constituído pelo hialoplasma, um material com moléculas proteicas; a porção externa, mais viscosa, é conhecida como ectoplasma e a interna, fluida, é o citosol. No citosol, é possível observar, muitas vezes, o movimento citoplasmático , esse movimento sofre influência de luz e temperatura. O citoesqueleto é composto por fibras de proteínas finíssimas no hialoplasma.
São bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Com origem no aparelho de Golgi, os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes.
As enzimas são produzidas
- Tem grande importância no processo de divisão celular;
- Participam da organização do fuso meiótico (estrutura do citoesqueleto envolvida na meiose e mitose)
Centríolos
- Atuam na formação dos cílios e flagelos (apêndices das células em forma de filamentos). Faz a secreção celular
Complexo de Golgi
Peroxissomos
Cílios e flagelos