ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
1342 palavras
6 páginas
UNINOVAFAPI CENTRO UNIVERSITÁRIO COORDENAÇÃO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ANA MARIA BATISTA
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
TERESINA
2013
1 INTRODUÇÃO
Na célula, o ambiente geral de trabalho é conhecido como citoplasma, nele ocorrem reações químicas vitais para a célula.
O citoplasma inclui todas as substâncias funcionantes da célula, exceto o núcleo. Consiste em uma solução aquosa de enzimas e outras macromoléculas (ATP, transportadores de elétrons, aminoácidos, nucleotídeos e substâncias inorgânicas).
Segundo o tipo de célula, pode também conter materiais especializados, como hemoglobina, grânulos de amido, pigmentos ou gotas de óleo.
É constituído então, de:
• Hialoplasma: H2O e substâncias dissolvidas (sais, enzimas, aminoácidos...)
• Conjunto de organóides: põe a célula em funcionamento.
Alguns dos organóides (também chamados de orgânulos ou organelas) do citoplasma são membranosos, isto é, são revestidos por uma membrana lipoprotéica semelhante à membrana plasmática, enquanto outros são organelas não membranosas.
ORGANELAS MEMBRANOSAS ORGANELAS NÃO-MEMBRANOSAS
Retículo endoplasmático (liso e rugoso);
Mitocôndria;
Complexo de Golgi;
Lisossomos;
Peroxissomos;
Cloroplasto;
Vacúolos. Ribossomos;
Centríolos.
2 DESENVOLVIMENTO
• Retículo Endoplasmático: reparte o citoplasma como uma rede de membranas, contínua com a membrana externa do envoltório nuclear. Tem a mesma estrutura básica que a membrana celular e as membranas nucleares. Estabelece na célula compartimentos separados, tornando possível a segregação de atividades e produtos químicos diferentes. Muitas das enzimas que realizam essas atividades são partes da estrutura lipoprotéica da membrana que forma o retículo endoplasmático. As muitas dobras do retículo endoplasmático formam assim, uma grande superfície sobre a qual se realizam muitas atividades bioquímicas celulares. Podemos