Organelas celular
Este trabalho articula-se uma pesquisa teórica de base bibliográfica, com o objetivo do entendimento de alguns conceitos e detalhes que envolvem as organelas celulares. A pesquisa consiste em uma breve descrição da célula e suas estruturas.
[...] O corpo humano tem como base funcional a célula e suas organelas, existem cerca de 75trilhoes de células na composição do corpo. Cada uma destas células é e pertence um ser vivo, sendo capazes de realiza reações químicas, são as unidades que formam os órgãos e cada órgão tem uma função especializada, todos os órgãos trabalham em conjunto para manter a vida. (GUYTON, 6ªedição, p.15) 2. A CÉLULA E SUA COMPOSIÇÃO.
As substancias que formam as células são: de 70 a 85% de água, aproximadamente 2% de proteínas, cerca de 2% de lipídios (exceto a célula adiposa que é constituída de cerca 95% de lipídios), em media 1% de carboidrato da massa total da célula, alem de vários íons como potássio, magnésio, fosfato, sulfato, o bicarbonato. Cada célula contem físicas que são organizadas e recebem o nome de organelas.
Existem dois tipos de células os procariontes e os eucariontes, os eucariontes ainda podem ser vegetais ou célula animal, estes células tem diferenças bem visíveis à microscopia. Segundo De Robertis, as células procariontes não apresentam envoltório nuclear, segui uma tabela com as principais diferencias. Fonte: Base da biologia celular e molecular, 4ª edição, De Robertis, p.4.
3. CÉLULAS EUCARIONTES E SUAS ESTRUTURAS CITOPLASMÁTICAS.
3.1 Reticulo endoplasmático: É um sistema de túbulos e de câmaras achatadas interconectadas, é na superfície dessas membranas, que acontecem a maior parte das reações químicas da célula, tem como função, receber a proteína sintetizada pelo ribossomo, que por sua vez repassa esta proteína sintetizada para outras regiões da célula.
3.2 Complexos de Golgi:
É semelhante ao reticulo, e funciona diretamente com ele, a proteína e outras substâncias