Organ
Braian Tanusady nº 03
Elaine Farias Regis nº 08
Érika C. Reginato do A. Britto nº 10
Viviane de Lima nº 39
ORGANOGRAMA
ETEC PRESIDENTE VARGAS
Mogi das Cruzes, maio de 2013
Introdução
Organograma é uma representação gráfica da estrutura formal de uma organização, seja esta uma empresa, um grupo de pessoas ou uma estrutura hierárquica. Indícios apontam que Daniel C. Mc Callum, em 1856, foi a primeira pessoa a criar um organograma para fazer uma apresentação e mostrar a aplicação da Administração Sistemática em ferrovias.
Existem diversas formas de representar um organograma, desde a mais comum, conhecida como organograma tradicional, até formas como uma flor. A finalidade do organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização, definidas por postos em diferentes formas de acordo com o grau de competência. O primeiro passo é determinar todas as funções e setores que serão apresentadas no organograma, e definir suas posições hierárquicas. 1. Presidente 2. Diretores (Financeiro, Administr., Operacional, Comercial, etc.) 3. Gerentes (Financeiro, Administr., Produção, Vendas, etc.) 4. Seções da Produção, Contabilidade, Depto. Financeiro. Depto. Jurídico, etc.
Tipos de Organograma
Organograma Tradicional
O organograma tradicional trata a ordem de posições da seguinte forma: quanto maior a autonomia e responsabilidade, maior será a altura da posição usada pelo cargo ou setor.
Organograma Circular
Usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar hierarquia. É mais usado em instituições modernas onde se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo.
Organograma Horizontal
É criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato dessa relação ser representada horizontalmente, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia não está numa posição abaixo dos outros (o que pode