Ordem e limpeza
18.29 Ordem e Limpeza
18.29.1 O canteiro de obras deve apresentar-se organizado, limpo e desimpedido, notadamente nas vias de circulação, passagens e escadarias.
18.29.2 O entulho e quaisquer sobras de materiais devem ser regulamente coletados e removidos. Por ocasião de sua remoção, devem ser tomados cuidados especiais, de forma a evitar poeira excessiva e eventuais riscos.
18.29.3 Quando houver diferença de nível, a remoção de entulhos ou sobras de materiais deve ser realizada por meio de equipamentos mecânicos ou calhas fechadas.
18.29.4 É proibida a queima de lixo ou qualquer outro material no interior do canteiro de obras.
18.29.5 É proibido manter lixo ou entulho acumulado ou exposto em locais inadequados do canteiro de obras.
Parece natural que o monitoramento rigoroso dos gastos esteja entre as maiores preocupações das construtoras. Afinal, sabe-se que empresas, trabalhadores e sociedade só têm a ganhar quando as perdas de materiais, tempo e recursos naturais são controladas.
Mas nem sempre foi assim. Houve um tempo, sobretudo no período em que a economia brasileira sofreu com a alta inflação, em que o desperdício não era entendido como sinônimo de dinheiro jogado fora e a preocupação com a eficiência estava longe de ser prioridade.
Mas muita coisa mudou:
“O mercado se tornou mais competitivo e a sociedade mais exigente em relação aos impactos ambientais gerados pela construção. Não à toa, os coeficientes de produtividade e custos foram otimizados, bem como os controles ambientais aprimorados. ’’ Nesse contexto de mudança de postura, o pessoal de obra, em especial mestres e encarregados, têm papel fundamental, já que a economia de material é consequência de um trabalho bem coordenado por esses