Ordem Unida
Apostila elaborada pelo Líder Máster Avançado Cássio Souza Nascimento - ARF
Revisão Geral e Acréscimo de Ilustrações e Comentários – Ano de 2009:
Pelo Líder Máster Avançado Anderson Duarte – Coordenador da ARJ
Manual CGCFN - 1102 (Ordem Unida)
METODOLOGIA DE ENSINO
Muito se discute sobre a Ordem Unida e sua metodologia de ensino, haja vista que a fonte são os militares. O que não se tem refletido é que trabalhamos com juvenis, e temos responsabilidades perante Deus de educá-los e instruí-los da melhor forma possível, mostrando em tudo a natureza de Deus, até mesmo nas instruções de Ordem Unida.
Por alguns métodos serem um tanto específicos, aqui temos alguns exemplos, que podem ser aperfeiçoados de acordo com a criatividade do instrutor.
ENSINANDO ORDEM UNIDA BÁSICA
Ao ensinar a Ordem Unida o instrutor deve ter consciência de que estará ajudando na formação do caráter dos juvenis, por isso deve estar ciente de sua missão como educador e não só como um chefe.
Deve-se tomar cuidado, pois todo o desenvolvimento posterior vai depender de tal iniciação. O instrutor deve fazer com que o grupo se sinta à vontade, ao mesmo tempo que atentos aos seus comandos. A melhor coisa a se fazer é uma apresentação que os deixe à vontade, mas que entendam que a instrução é séria e precisará de todos para acontecer. Coloque-se como um membro do grupo disposto a colaborar. Desafie o grupo a conseguir sempre melhores resultados, vá com calma, eles não são robôs, mas se você for por etapas, todos terão maior probabilidade de melhor desempenho. Pode-se usar dinâmicas e brincadeiras casuais para distraí-los e melhorar o rendimento. Por exemplo:
Ao apresentar a posição de descansar, diga: posição descansar é a posição do lobo, sempre alerta e pronto para o serviço. Nesta posição se entra em forma, e é uma posição funcional, pois ao levantar os calcanhares e baixá-los algumas vezes se consegue bombear sangue para o corpo fazendo com que o