Ordem unida
Ordem unida é a aptidão individual e consciente altamente motivada pelo policial militar, para a obtenção de determinados padrões coletivos de uniformidade, disciplina, sincronismo, coesão e garbo.
A ordem unida deve ser considerada por todos os envolvidos no processo - comandante e executante - como um efetivo esforço para a demonstração da própria disciplina policial militar, isto é, a situação de pronto acatamento às ordens que se estabelecem voluntariamente entre os policiais militares, em vista da necessidade de eficiência no cumprimento de nossa missão institucional.
2 OBJETIVO
Este trabalho tem por finalidade elucidar nos campos teórico e prático os movimentos e comandos de ordem unida em deslocamento sem fuzil.
3 UNIDADE DIDÁTICA: I - MODOS DE DESLOCAMENTO
3.1 Passo sem cadência
É o passo executado na amplitude que convém ao policial militar, de acordo com a sua conformação física e com o terreno. No passo sem cadência, o policial militar é obrigado a conservar a atitude correta, a distância e o alinhamento, sem conversar.
3.2 Passo ordinário
É o passo com aproximadamente 75 centímetros de extensão, calculado de um calcanhar a outro e numa cadência de 116 passos por minuto. Neste passo, o policial militar conservará a atitude garbosa e marcial, sendo o passo utilizado nos desfiles de tropa.
3.3 Passo acelerado
É o passo executado com a extensão de 75 a 80 centímetros, conforme o terreno e numa cadência de 180 passos por minuto.
3.4 Correndo curto
Assim como o passo acelerado, é executado com a extensão de 75 a 80 centímetros, conforme o terreno e numa cadência de 180 passos por minuto. O que os difere do passo acelerado é o objetivo da marcha e o fardamento utilizado pela tropa.
4 UNIDADE DIDÁTICA: II - MOVIMENTAÇÃO, VOLTAS COM A TROPA FORMADA
4.1 Alto
O comando de “ALTO!” deve ser dado quando o policial militar