Ordem Insecta
Também conhecida por Hexapoda. São insetos metazoários de simetria bilateral cujo corpo é dividido em três metâmeros (regiões) distintos: a cabeça, o tórax e o abdome. Possuem três pares de patas, podem ou não apresentar asas membranosas. O corpo é formado pela justaposição de vários escleritos (placas de quitina que fazem parte do seu revestimento), formando anéis ou metâmeros: tergitos (esclerito dorsal), esternitos (esclerito ventral) e pleuritos (esclerito lateral). A cabeça, que está unida ao tórax pelo pescoço, tem considerável variação de forma, bem como um par de antenas.
Morfologia Externa
O tegumento constitui o revestimento protetor e a base de sustentação para os órgãos, promove a forma do corpo e fornece base estrutural para os órgãos sensoriais. Tem sua estrutura formada por epitélio simples e membrana basal secretando a cutícula, na qual é formada por três camadas: a epicutícula, a exocutícula e a endocutícula.
Na cabeça se encontram os órgãos dos sentidos (olhos e as antenas), os órgãos de ingestão de alimentos (mandíbulas e maxilas) e o sistema nervoso central (coordenação nervosa e memória). Geralmente um par de antenas. As estruturas se modificam conforme o hábito alimentar. Na descrição morfológica da cabeça chama-se atenção para o vértice, e o occipício. Na região bucal o clípeo. Lateralmente e abaixo dos olhos compostos, a gena. Um pescoço curto une a cabeça ao tórax. Possuem duas antenas (díceros) e apresentam formas e tamanhos variáveis. Têm funções sensoriais e implantadas junto e adiante dos olhos. Uma antena típica é formada por artículos: uma basal o escapo, na qual prende a antena na cabeça, o segundo articulo o pedicelo e o terceiro o flagelo, geralmente longo e constituído de subsegmentos. São apêndices moveis que podem funcionar como órgão olfativo, auditivos, gustativos e tácteis.
É possível o reconhecimento dos sexos de alguns insetos através das antenas, visto que elas se apresentam diferentes nos machos e nas