Ordem Geopol Tica E Econ Mica
A União Soviética e os EUA, estavam juntos na Segunda Guerra Mundial, buscando derrotas as forças do Eixo nazifascista (Alemaha, Itália e Japão). No entanto, URSS sofreu bem mais que os EUA.
Com o fim da Segunda Guerra, o enfrequecimento de países da Europa Ocidental fez alavancar estes dois países. A hegemonia norte-americana se consolidou no bloco capitalista. A URSS expandiu seu território a um conjunto de países que mais tarde formaram o bloco socialista.
Bipolarização do Poder: EUA e URSS desencadearam uma divisão no planeta,marcada pelo antagonismo geopolítico-militar e pela propaganda ideológica.Cada um deles, ao mesmo tempo em que fazia esforços para ampliar sua área de influência, tentava conter a expansão do outro.
Paz armada: Ambos países mantiveram uma acirrada corrida armamentista. As armas eram construídas não pra seres ultilizadas, especialmente os letais mísseis nucleares, mas para servir de instrumento de dissuasão.
Doutrina Truman e Plano Marshall: Ideia do presidente norte-americano Harry Truman de concessão de empréstimos para reconstrução das naçôes europeias.
Otan, Otase, Pacto de Bagdá: Além de auxílio econômico, os EUA, preocupados com um conflito, buscaram criar alianças militares para impedir a expansão de zona de influência soviética - cordão sanitário.
A divisão da Alemanha
Mesmo tendo áreas de influência dentro da Alemanha, soviéticos e norte- americanos não se acertavam. Em junho de 1948, a URSS declarou o bloqueio a Berlim Ocidental. Com apoio da Otan, a cidade foi abastecida por aviões. Com este episódio, as duas nações resolveram transformar suas áreas de influência na Alemanha em duas novas nações: a Alemanha Ocidental, sob influência dos EUA e a Alemanha Oriental, influênciada pelos sovieticos.
Pacto de Varsívia: Em 1955 a URSS criou a sua própria zona de influência e seu principal mercado de armas, o que consolidou a divisão da Europa pela "Cortina de Ferro".
A Guerra