ordem de produção
MahaGestão - Ordem de Produção
ORDEM DE PRODUÇÃO
Como fazer
Os processos operacionais de uma empresa são executados através de ordens e, no caso das indústrias, suas unidades fabris trabalham sob prescrição das ordens de produção. Uma ordem de produção possui todas as especificações do produto com descrição, matérias primas necessárias, data em que deve ser entregue e quantidades requisitadas.
Para a emissão de uma ordem de produção acompanhe os passos a seguir:
1º Passo: Definir o que irá produzir
Antes de emitir qualquer ordem de produção (OP), deve-se ter definido quais itens serão produzidos. Essa definição foi previamente realizada na atividade de Análise da Necessidade de Produção.
De maneira geral, existem dois sistemas básicos de produção, sendo eles:
Sistema de Produção Contínua
Caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados, a chamada produção em massa. Normalmente, nesse sistema produtivo, todos os produtos são fabricados para estoque. Uma unidade de produção é idêntica à outra, os produtos são movimentados no processo de produção continuamente e todos os procedimentos de fábrica são predominantemente padronizados.
A simples previsão de demanda pode ser o motivo que vai impulsionar o processo. Neste caso a ordem de produção deve ser feita para que haja a solicitação de produção, devendo conter todas as informações de especificações do produto e as instruções de produção para que o operador, ao receber o documento, saiba exatamente o que deve ser feito.
No sistema de produção contínua é importante observar o estoque mínimo e máximo para que não haja excesso de produtos e, ao mesmo tempo, para que não ocorra falta. Também é importante observar o giro, o qual considera sazonalidades, picos e baixas de vendas, proporcionando ao gestor informações que auxiliam na definição de um volume de produção mais preciso.
Além desses fatores, o gestor deve estar sempre atento às tendências de mercado, para